Frigorifero d'Arte Smeg e Dolce&Gabbana

Frigorifero d'Arte Smeg e Dolce&Gabbana

100 frigoríficos exclusivos, pintados à mão

Ver a coleção

O PROJETO

Dolce&Gabbana e Smeg uniram-se mais uma vez para a conceção de uma edição especial do frigorífico FAB28, transformando-o numa autêntica obra de arte.

As duas empresas pertencem a dois setores criativos diferentes mas estão unidas por fortes valores e tradição da excelência "Made in Italy". Ambas as empresas partilham experiências enraizadas na família e no território local, com um enorme respeito pela tradição. 

O resultado desta primeira coleção foi o frigorífico FAB28 com o design irreconhecível da Dolce&Gabbana. 100 frigoríficos exclusivos, pintados à mão, com motivos sicilianos, por artistas sicilianos. Uma verdadeira obra artesanal. 

Em cada frigorífico. uma decoração cativante que descobre uma história italiana: limões, a trinácria, a roda da carroça, cavaleiros medievais, cenas de batalhas, todos os elementos poéticos que caracterizam o teatro de marionetas e as carroças sicilianas, assim como importantes aspetos da estética de Domenico Dolce e Stefano Gabbana.

Os artistas

Os artistas sicilianos, altamente profissionais nas complexas artes decorativas e "tesouros do passado", transformam os frigoríficos em interpretações únicas do folclore siciliano, intepretações que são o resultado da paixão, profunda criatividade e verdadeiro sentimento de pertença que sentem em relação à sua terra. 

Os Irmão Bevilacqua

Desde 1997 que os irmãos Antonio e Giuseppe procuram inspiração na cultura siciliana e nas decorações tradicionais da ilha. Todas as criações destes irmãos são dominadas por um amarelo brilhante, um azul intenso, um verde esmeralda e um preto profundo, que representa o sol siciliano, o mar, as colinas e a lava do Monte Etna.

Descubra mais

Adriana Zambonelli e Tiziana Nicosia

Mãe e filha ambas sicilianas, nascidas em Catania. O segredo é o amor pela Sicília, pela cultura e tradição, mas principalmente pela arte de Pupi, a cultura milenar da pintura de carroças, uma fonte de inspiração. 

Descubra mais

Alessandro Forte

Alessandro Forte pinta retratos sagrados e natureza morta, utilizando modelos reais. Participou em várias exposições em Itália e fora, e as suas criações podem ser encontradas em igrejas e escritórios por toda a Catania. 

Alice Valenti

Nascida em Catania em 1975, Alice ainda vive e trabalha na cidade. Para Alice, a descoberta das carroças veio de seu interesse em "objetos de arte" e das "raízes da sua família". Como a única mulher entre os poucos pintores de carroças nesta arte decorativa antiga e complexa, ela estuda em profundidade os múltiplos aspetos da tradição artística popular. 

Descubra mais

Biagio Castilletti e Damiano Rotella

Biagio Castilletti tinha uma grande admiração por carroças desde criança, e nunca perdeu a oportunidade de desenhá-las em cada pedaço de papel ao seu alcance. Biagio conheceu o jovem Damiano Rotella em 2003, desde então, a vida profissional dos dois artistas entrelaçou-se e que levou a uma amizade baseada na confiança, colaboração mútua e uma paixão pelo artesanato. 

Descubra mais

Flavia Pittalà

Flavia Pittalà nasceu em Paternò. Em 2015 completou a sua especialização em pintura na Academia delle Belle Arti. Desde então decidiu dedicar-se a essa arte com paixão, criando obras de tema religioso e participando em inúmeras exibições.

Gaetano Daniele Di Guardo

Gaetano Daniele Di Guardo, além de pintar principalmente sobre tela com um estilo surreal e onírico, ensina em escolas locais e apresenta aos jovens técnicas da Arte Renascentista. Nos últimos anos redescobriu os valores da tradição da pintura siciliana, e ficou apaixonado pela decoração com carroças.  

Descubra mais

Gianfranco Fiore

Gianfranco Fiore descobriu o mundo das carroças sicilianas e apaixonou-se: começou a frequentar as prestigiosas oficinas dos poucos mestres artesãos ainda em operação e aprendeu técnicas tradicionais da sua decoração. Posteriormente, abriu o seu próprio estúdio em Partinico e, com paixão e paciência, procurou carroças danificadas e restaurou-as com o objetivo de conservá-las e passar a tradição. 

Descubra mais

Michelangelo Lacagnina

Michelangelo Lacagnina, com apenas 5 anos de idade decidiu tirar as 40 cartas do convés siciliano. Desde então, tem pintado, esculpido, gravado, embutido e, em geral, ampliando seu conhecimento e técnicas de mosaico num estilo expressivo que têm sido distintamente reconhecidas desde o início. 

Descubra mais

Michele Ducato

Desde criança que Michele Ducato se interessa pela pintura de carroças, uma arte transmitida pela sua família há três gerações, começando pelo avô que abriu um atelier. A trabalhar com o seu pai, dedica-se apaixonadamente. À decoração e restauração de carroças sicilianas. O seu objetivo era partilhar essa arte com um público cada vez maior, e torná-la acessível aos jovens.

Roberto Caputo

Ao longo dos anos, Roberto Caputo desenvolvou e expressou a sua criatividade experimentando uma variedade de técnicas e estilos. As suas telas revelam a sua terra natal, Sicília, com ruas estreitas, monumentos e cores quentes do interior do Mediterrâneo.

Descubra mais

Salvatore Sapienza

A paixão de Salvatore Sapienza por artes decorativas começou quando tinha apenas 13 anos. A história como decorador de marionetes sicilianas começou por mero acaso, quando pintou uma roda. Depois de a restaurar e pintar, o seu pai mostrou-a a uns decoradores mestres e foi o o início de uma longa história onde a arte, o amor e artesanato se ligam e estão longe de terminar.  

Descubra mais

Sebastiano Patania

Desde 1973 que a família Patania tem vindo a fazer o tradicional Pupi siciliano, o famoso boneco la Punta, da Catania. Sinónimo de profissionalismo, criatividade e tradição, os Patanias construíram um negócio artesanal que tem tradição siciliana e charme único no seu núcleo. Estes “tesouros do passado” são objetos refinados, harmoniosos e únicos, resultado de uma paixão pela arte, um sentido de pertença à sua terra e um amor meticuloso por materiais de qualidade. 

Descubra mais

Tommaso Provenzano

Tommaso Provenzano, instrutor de arte certificado e com um diploma em Artes Aplicadas em Monreale, especializou-se em pintura figurativa, mosaicos e restauração. A sua grande paixão pela cor, pelo teatro de marionetes sicilianos e pela pintura em carroças levou-o a dedicar-se há cerca de 30 anos à arte decorativa deste meio de transporte tradicional. 

Descubra mais

A coleção

Expertise do mundo da alta costura e do design encontram-se para criar frigoriífcos únicos, com decoraçõeso que revelam cativantes histórias italianas.  

Descubra mais