Logo Smeg

SMEG NA ARQUITETURA

Patrocina conferência com Arno Brandlhuber

Na continuação do ciclo de conferências organizado pela Trienal de Arquitetura, desta vez a Distância Critica traz-nos Arno Brandlhuber para falar-nos do papel do vídeo, televisão (online), entre outras imagens efémeras, na produção espacial e no discurso arquitetónico no seu sentido mais lato.

Arquiteto e urbanista, funda em 2006 o atelier Brandlhuber + (Berlim) que se tem dedicado a desenvolver projetos baseados numa lógica colaborativa com outros escritórios de arquitetura e como outras disciplinas. O trabalho da Brandlhuber+ é diversificado variando entre projetos de arquitetura, de investigação, exposições e publicações. Na vertente do ativismo político, tem-se focado nas questões da legislação e no seu impacto na produção arquitetónica e urbana.

Juntamente com o artista e realizador Christopher Roth, Brandlhuber + produziu uma série de filmes: “Legislating Architecture” (2016), “The Property Drama” (2017) e “Architecting after Politics” (2018). O mais recente filme faz parte de uma exposição itinerante em curso que retrata a economia de espaço. Desde 2017, Arno Brandlhuber é professor de arquitetura e design no Instituto de Tecnologia Federal Suíço (ETH Zurique), onde tem explorado o papel dos novos medias e das novas tecnologias como argumentos para o futuro da disciplina.