Smeg na Casa da Música do Porto | Smeg.pt
Eventos

Smeg na Casa da Música do Porto

Em homenagem à nossa herança italiana, a Smeg está a patrocinar o Ano de Itália 2021 que consiste num ciclo de concertos de música italiana a decorrer na Casa da Música do Porto.

No dia 30 de outubro, a incrível Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Stefan Blunier, tocou Música Para a Cidade Eterna, um diálogo entre duas abordagens muito diferentes da composição italiana do século XX.

Dia 20 de novembro, Ilya Gringolts e o seu violino impressionaram ao tocar com a Orquestra Sinfónica do Porto uma produção inédita. Sob a direção musical de Clemens Schuldt, brilharam a tocar a obra concertante do lendário Paganini e uma nova composição de Luca Francesconi — o Duende – que valeu ao compositor italiano o Prémio de Música da Royal Philharmonic Society.

A Smeg desenvolveu um espaço único para ser desfrutado pelos visitantes da Casa da Música com peças exclusivas da parceria com a Dolce&Gabbana.

Neste espaço, os visitantes podem admirar um dos 100 Frigoriferos d’Arte, autênticas obras de arte pintadas à mão, cada peça com os seus desenhos únicos.

O Frigorifero d`arte que a Smeg escolheu para apresentar tem o nome de Cenas de Cavalaria. A parte da frente ilustra uma batalha entre Rinaldo, um dos doze paladinos leais a Carlos Magno, e os Magonzesi, traidores do reino da França. Nas partes laterias encontramos um episódio de Ruggiero a desafiar os pagãos para um duelo, bem como uma representação de São Jorge, padroeiro dos cavaleiros numa tentativa de matar o dragão. Por último, as decorações geométricas e padrões em xadrez embelezam a pintura numa onda de cores em forma de tributo à tradição siciliana.

Juntamente com os pequenos eletrodomésticos da coleção Sicily is my Love, criou-se um ambiente inteiramente italiano para que as pessoas pudessem sentir a presença da cultura italiana depois de ouvir o incrível Quattro pezzi de Giacinto Scelsi e a trilogia de Ottorino Respighi, que inclui obras de arte como o Fontane di Roma, Pini di Roma e Feste Romane. Duas formas musicais de contar a cidade italiana.