SmegConnect

Apenas os eletrodomésticos compatíveis com o SmegConnect podem ser conectados. 

Garrafeiras:

CVI638RWN2, CVI618RWNR2, CVI618RWNX2, CVI338RWX2, CVI318RWX2, CVI138RWS2, CVI118RWS2, CVI118RWN2

Fornos:

SFP6606WSPNR, SFP6606WSPNX, SFP6604WSPNR, SFP6604WSPNX, SFP6606WTPNR, SFP6606WTPNX, SFP6604WTPNR, SFP6604WTPNX, SFP6303WTPX, SFP6106WSPS, SFP6104SPS, SFP6106WTPS, SFP6104WTPS, SFP6104WTPN, SFP6104WTPB

Máquina de lavar louça:

PL7233WTX 

O primeiro passo necessário é o de download da aplicação SmegConnect no seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Deverá, posteriormente, criar uma conta seguindo as instruções que se encontram na página inicial da App. Nesse momento, deverá registrar o eletrodoméstico ( Secção “Adicionar Produto”), seguindo passo a passo as indicações disponíveis para cada produto; o guia disponível para download fornece mais detalhes. Completado o processo, o seu eletrodoméstico estará conectado à Smeg Cloud e poderá controlá-lo através da App, onde quer que esteja.  

A App SmegConnect está disponível para Smartphone ou tablet PC com iOS versão 10.x ou posterior, ou Android versão 5.1 ou posterior.

Antes de começar o registo do eletrodoméstico certifique-se que:

  • O seu eletrodoméstico é compatível com a SmegConnect;
  • O seu router está conectado à internet, e que a função Wi-Fi (2.4 GHz band, WPA2 encryption) está ativa;
  • O seu eletrodoméstico está ligado a uma tomada elétrica;- tenha ao seu alcance as suas credênciais Wi-Fi (Nome da Rede e Palavra-passe);
  • Tem um Smartphone ou tablet PC com iOS versão 10.x ou posterior, ou Android versão 5.1 ou posterior.

Uma vez completo o processo de registo do eletrodoméstico com sucesso, o eletrodoméstico pode ser conectado e desconectado da internet a qualquer momento, selecionando o botão apropriado de "Conectividade" no display do eletrodoméstico.

Não. Em relação à conexão do eletrodoméstico, a aplicação apenas exibe o status atualizado, não permite ativá-lo remotamente. 
Se o eletrodoméstico for desligado da corrente, sem primeiro desligar a conexão da internet, um status de desconectado aparecerá na aplicação após alguns segundos. 

Apenas os novos eletrodomésticos SmegConnect podem ser conectados. Descubra a gama completa em www.smeg.pt

A aplicação é gratuita e pode ser feito o download na App Store (para dispositivos Apple), e no Google Play (para dispositivos Android). 

Para criar uma conta SmegConnect, precisa de instalar a aplicação SmegConnect e registar-se. 

Pode alterar a morada na aplicação, em "Minha conta"

Sim, depois de instalar a aplicação SmegConnect, o outro utilizador pode fazer o login, utilizando a mesma conta de utilizador. 

Sim, pode conectar vários eletrodomésticos da mesma categoria. 

Nesse caso, precisa de fazer o download da aplicação SmegConnect novamente na Apple Store ou no Google Play, e inserir o nome de utilizador e password da sua conta SmegConnect.

Entre na aplicação e selecione o produto que quer retirar de registo. Vá às "Definições" e "Conectividade e outras informações". Aqui encontrará a opção "Cancelar registo do produto", onde poderá confirmar essa mesma operação. 

A configuração do "Controlo Remoto", fornecida por motivos de segurança, permite comandar o eletrodoméstico remotamente. Se esta opção não estiver ativa, o eletrodoméstico enviará o seu status, mas não poderá receber comandos através da aplicação. A configuração deverá estar ativada quando o produto é registado. Será automaticamente desativada assim que o eletrodoméstico for novamente ligado, sempre que a configuração "Conectividade" for desativada e, em alguns casos, caso a porta esteja aberta. 

O status da configuração 'Controlo remoto' pode ser consultada no painel frontal do eletrodoméstico, onde encontra um ícone dedicado ou uma luz de advertência. Também poderá consultar na aplicação do seu telemóvel, na página dos eletrodomésticos. 

Por motivos de segurança, e de acordo com os regulamentos em vigor, nem todas as funções de cozedura podem ser ativadas remotamente. 
Em tais casos, a aplicação ainda permite o envio de configurações de cozedura, antes do utilizador iniciar as funções localmente no painel de controlo. 

  • Verifique se o router do Wi-Fi está ligado;
  • Verifique se o router do Wi-Fi não está demasiado distante do eletrodoméstico; 
  • Verifique o estado da rede de Wi-Fi (banda de 2,4 GHz). Para mais informações, por favor consulte a seção de dúvidas (FAQ);
  • Verifique o estado da conexão da internet. Para mais informações, por favor consulte a seção de dúvidas (FAQ);
  • Pressione o botão "Conectividade" no display do eletrodoméstico para desconectar e volte a ligar mais tarde.

O modo manual exige que o utilizador selecione/digite as credênciais (nome da rede e senha) do router do Wi-Fi. O modo automático, baseado no protocolo WPS (Wi-Fi Protected Setup), assegura que as credenciais sejam transmitidas diretamente do router para o eletrodoméstico. 
Para o modo automático funcionar corretamente, o router deve suportar o padrão WPS e o dispositivo móvel deve estar conectado na mesma rede Wi-Fi fornecida pelo router wireless.

O seu router doméstico deve ser, pelo menos, a versão 802.11b / g, no entanto, para melhor cobertura de rede, são recomendados routers mais avançados, identificados como 802.11n ou 802.11ac.
O seu router também deverá fornecer rede Wi-Fi (identificado por SSID), na frequência 2,4 GHz. Por favor note que os routers modernos podem ser "dual band", ou seja, fornecem rede Wi-Fi de 5 GHz, além da banda de 2,4 GHz; para serem conectados, os eletrodomésticos SmegConnect requerem uma rede de banda de 2,4 GHz.
Embora seja uma configuração padrão dos routers domésticos, verifique também se a função do servidor DHCP está ativada, para permitir que o seu dispositivo SmegConnect seja atribuído automaticamente a um endereço de IP privado.
Para obter instruções sobre como aceder às configurações do router, consulte a documentação do router ou o seu provedor de serviços de Internet.

The Wi-Fi network name (also named "SSID") of your router used as default at the time of first setup is generally printed on a label attached to the router. You can also retrieve your Wi-Fi network name by connecting to your router setup and configuration web pages via a browser.For instructions on how to access your wireless router configuration settings, refer to your router documentation or to your Internet Service Provider.

Durante o primeiro registo, a aplicação SmegConnect (como passo para "Adicionar produto"), exibe os nomes de rede que o seu eletrodoméstico SMEG deteta em torno da sua localização. Se não encontrar o nome da sua rede (SSID) listada, um dos seguintes problemas poderá estar a acontecer:

  1.  O seu router do Wi-Fi pode estar configurado para não transmitir o SSID. Neste caso, poderá ter que inserir manualmente o nome da sua rede, ou ativar a transmissão SSID no seu router. Para obter instruções sobre como aceder às configurações do seu router, consulte a documentação do seu router ou contacte o seu provedor de serviços de internet. 
  2.  O seu eletrodoméstico SmegConnect poderá estar muito distante do router, e a intensidade do sinal Wi-Fi pode ser insuficiente. Por favor veja mais sobre este problema no FAQ dedicado. 
  3. O seu router de Wi-Fi pode estar desligado. Se o router tiver ligado e razoavelmente próximo, repita os passos de registo do eletrodoméstico novamente, porque os resultados de pesquisa podem variar devido à interferência causada por outros dispositivos eletrónicos (micro-ondas, fornos, sistemas de alarme e telemóveis).

A password da sua rede de Wi-Fi definida como padrão na primeira utilização, geralmente está impressa numa etiqueta, colada no router, juntamente com o nome de rede do Wi-Fi (também chamado de SSID). 
Se tiver alterado ou personalizado a password, poderá descobri-la conectando-se às páginas de Web de configuração do router, através do motor de pesquisa. Para instruções sobre como aceder às configurações do router, consulte a documentação do router ou do seu provedor de serviços de internet.

A password da sua rede de Wi-Fi definida como padrão na primeira utilização, geralmente está impressa numa etiqueta, colada no router, juntamente com o nome de rede do Wi-Fi (também chamado de SSID). 
Se tiver alterado ou personalizado a password, poderá descobri-la conectando-se às páginas de Web de configuração do router, através do motor de pesquisa. Para instruções sobre como aceder às configurações do router, consulte a documentação do router ou do seu provedor de serviços de internet.

Os eletrodomésticos SmegConnect suportam apenas a criptografia WPA2, que fornece a forma mais forte de segurança para comunicações Wi-Fi. Padrões anteriores como WPA e WEP não são suportados. 

Ocasionalmente, ficarão disponíveis atualizações de software referentes à parte da conectividade dos eletrodomésticos. Se o eletrodoméstico estiver ligado à rede doméstica Wi-Fi, as atualizações serão baixadas e instaladas automaticamente. 
Durante o processo de download e instalação, o serviço de conectividade é temporariamente interrompido. 
A atualização de software não deverá demorar mais do que alguns minutos.

 

 

As informações sobre o status de conectividade e a configuração do seu eletrodoméstico estão disponíveis na aplicação, na página das definições -> Conectividade e outras informações. 
A informação aqui exibidas incluem: data de registo na Cloud, nome da rede de Wi-Fi, o nível do sinal recebido, endereço MAC, versão do software da placa de conectividade do eletrodoméstico, e endereço de rede IPv4 E ipV6, ID de conformidade (identificador de conformidade com relação à diretiva RED). 
Em eletrodomésticos com displays avançados, as mesmas informações podem ser encontradas no menu SmegConnect disponível em "Configurações". 

Se tiver um smartphone, tablet ou PC conectado normalmente à rede de Wi-Fi, verifique o ícone do Wi-Fi no ecrã (tipicamente, uma sequência de linhas verticais or barras curvadas a indicar o nível do sinal): se este ícone estiver cruzado ou ausente, isto indica um problema com a rede de Wi-Fi em sua casa, mesmo que a internet externa esteja a funcionar. Para solucionar problemas relacionado com rede de Wi-Fi, consulte as instruções do seu router ou contacte o seu provedor de serviços de internet.  
Se o ícone de conexão do Wi-Fi não indicar um problema, confirme se a internet está a funcionar tentando abrir uma página Web, no browser. Se fizer isto com o seu smartphone e refizer o mesmo teste desativando a conexão de rede móvel, poderá garantir que o caminho da conexão Wi-Fi esteja a funcionar corretamente. Para desativar temporariamente o tráfego móvel do seu telemóvel, poderá desativar a opção "dados móveis" nas definições do seu telemóvel. 
Se o teste do browser falhar, consulte as instruções do seu router ou contacte o seu provedor de serviços de internet. 

Fique em frente do seu eletrodoméstico SmegConnect e verifique se consegue navegar na Internet no seu computador (se estiver a usar um smartphone ou tablet, desative temporariamente os dados móveis para garantir que a conexão seja realmente fornecida via rede Wi-Fi doméstica). Se a navegação da Internet falhar, verifique o status do ícone do Wi-Fi no seu dispositivo: se ele indicar baixa intensidade de sinal (apenas uma barra) ou perda de sinal (ícone ausente ou cruzado), a posição do seu aparelho pode estar muito distante seu router, e a força do sinal Wi-Fi revela-se assim insuficiente. Nesses casos, poderá instalar um duplicador de sinal de Wi-Fi de 2,4 GHz (também chamado de extensor de Wi-Fi), um dispositivo disponível em lojas de produtos eletrónicos que permite estender o alcance do seu router. 

Este fenómeno pode ocorrer. Os níveis de Wi-Fi exibidos podem ter uma escala diferente no telemóvel e no eletrodoméstico. Ao considerar frequências usadas pela tecnologia de Wi-Fi, até mesmo alguns centímetros podem causar diferenças de sinal. Estes níveis também podem ser afetados pelas diferenças nos materiais de construção. 

Uma vez que o eletrodoméstico SmegConnect tenha sido registado com sucesso, este manterá as configurações de rede Wi-Fi e não precisará de ações adicionais, a menos que as configurações sejam alteradas por algum motivo, por exemplo se tiver que substituir o seu router. Nesse caso: 
    a) Se configurar o novo router com as mesmas configurações de Wi-Fi (mesmo nome de rede e password), todos os seus aparelhos Wi-Fi, inclusive os eletrodomésticos SmegConnect, deverão conectar-se automaticamente ao novo router. 
    b) Caso o novo router seja configurado com novas configurações de Wi-Fi (nome de rede e password), todos os seus aparelhos Wi-Fi, inclusive os eletrodomésticos SmegConnect, deverão ser novamente configurados. Para eletrodomésticos SmegConnect, por favor consulte o procedimento específico na aplicação SmegConnect, em "Configurações". 

a) Se o novo router tiver diferentes configurações de Wi-Fi (nome de rede e senha), deverá reconfigurar os eletrodomésticos SmegConnect seguindo o procedimento que pode ver em "Definições" -> "Conectividade e outras informações" na página das aplicações. O novo router de Wi-Fi deverá operar a 2,4 GHz, e o modo de criptografia dever ser definido como WPA2. 
b) Se o novo router tiver as mesmas configurações de Wi-Fi do router anterior, os eletrodomésticos SmegConnect reconectar-se-ão automaticamente.

Este procedimento, disponível na aplicação em "Configurações" -> "Conectividade e outras informações", é utilizada para reconfigurar as definições de Wi-Fi do eletrodoméstico SmegConnect, em caso de variações nas credenciais (nome de rede e password) no router existente ou num novo. Assim como no procedimento de registo, a aplicação orientará o utilizador passo a passo para concluir a configuração de novas definições de Wi-Fi. 

O procedimento na aplicação permite apagar o registo do eletrodoméstico previamente criado. Deve ser feito antes de registar o eletrodoméstico novamente (na mesma conta de utilizador ou numa outra). Os ícones de conectividade no display do eletrodoméstico vão continuar a comportar-se da mesma forma como quando o produto foi registado. 
O procedimento disponível no eletrodoméstico, restaura as configurações de fábrica, na placa de conectividade: o eletrodoméstico na aplicação continuará presente até que seja excluída conforme o especificado acima, mas a aplicação não conseguirá conectar-se nem ser controlada remotamente. 

Sim, os eletrodomésticos SmegConnect suportam o tipo de endereçamento IPv6 de última geração. Os endereços IPv4/ IPv6 adquiridos com uma rede de conexão, aparecem nas configurações de conectividade do eletrodoméstico, disponíveis na aplicação ou produtos com displays avançados. 

Para garantir que os seus eletrodomésticos SmegConnect se conectem corretamente à Internet, certifique-se de que os seguintes protocolos/portas não estão bloqueadas pelo router/firewall:

• portas 80, 8080 (HTTP) 

• porta 443 (HTTPs / SSL) 

• porta 8883 (MQTT) 

• porta 123 (NTP)

• porta 53 (DNS)