Placas

As placas de indução apresentam uma luz led a piscar "H" (de hot = quente) no display, o que significa que a zona utilizada está acima dos 60ºC. Quando a temperatura cai abaixo deste valor, o display desliga-se automaticamente desaparecendo o sinal "H".

Pode programar a placa de indução para funcionar durante um período entre 1 a 99 minutos através do temporizador. Decorrido o tempo programado, a zona desligar-se-á automaticamente.

 

As placas vitrocerâmicas funcionam graças a resistências que se encontram debaixo do vidro e que aquecem o vidro, transferindo calor para a zona selecionada. Por outro lado, as placas de indução utilizam bobinas circulares que geram um campo magnético que induz calor no fundo do recipiente (constituído por metal ferroso) apenas quando este está fisicamente assente na zona. Este tipo de placa é mais seguro e eficiente. Ambos os tipos de placas, vitrocerâmica e indução, são conhecidas por serem de fácil limpeza.

A função ECO-logic, presente nas placas de vitrocerâmica e de indução, consiste num dispositivo que limita eletrónicamente a potência de forma a não ultrapassar 3Kw. Isto significa que pode de forma segura utilizar vários equipamentos em simultâneo. 

 

As placas devem ser limpas com regularidade, especialmente depois de a utilizar. Verifique que o indicador de temperatura residual "H" não está ativo no display, antes de iniciar a limpeza. Se existirem resíduos de comida agarrados à placa, deverá recorrer ao raspador para os eliminar, posteriormente limpe e seque. A utilização regular do raspador diminui a necessidade de recorrer à utilização de produtos químicos para proceder a limpeza da sua placa. A Smeg recomenda-lhe ainda a utilização de um produto específico para limpeza das placas vitrocerâmicas ou de indução. Para mais informação deverá consultar o manual de instruções.

A válvula de segurança impede a saída acidental de gás. Todos os queimadores Smeg vêm equipados com válvulas de segurança especiais - termopares rápidos- que bloqueiam a saída de gás na eventualidade de não haver chama (derramamento de líquido, corrente de ar, falta de oxigénio, etc.)

As placas de indução funcionam através de um campo magnético que transfere o calor para a base do tacho posicionado na zona da placa. A placa apenas é acionada se utilizar um recipiente específico para placas de indução, ou seja com base em metal ferroso, ou ferro fundido. Não deverá utilizar, até porque não aciona a placa, recipientes feitos inteiramente em aço inox, alumínio, cerâmica, cobre, barro ou pyrex.

As placas de indução apenas funcionam com tachos e recipientes de metal ferroso. Se não tem a certeza se um dos recipientes é, ou não, compatível e possível de ser utilizado numa placa de indução Smeg, aproxime um íman da base do recipiente; se o íman for atraído para a base do recipiente, este pode ser utilizado na placa de indução. Outra forma de testar a compatibilidade de um recipiente é colocar uma porção de água dentro do recipiente e posicioná-lo numa das zonas da placa. Se o display começar a piscar, não é compatível. Não deverá utilizar, até porque não aciona a placa, recipientes feitos inteiramente em aço inox, alumínio, cerâmica, cobre, barro ou pyrex.

A grande vantagem das placas de indução reside nos tempos de cozedura. Mais rápidas que as tradicionais placas a gás, a tecnologia das placas de indução é extremamente eficiente, por exemplo para ferver água ou aquecer óleo para frituras. Outros benefícios da indução são: facilidade de limpeza da superfície em vidro; comandos digitais Touch Control para maior segurança e várias opções de personalização das zonas de cozedura; opção Eco-logic que limita a potência máxima da placa o que permite a utilização simultânea de vários eletrodomésticos.

O mercado Italiano é conhecido por oferecer equipamentos cujos consumos máximos não excedam 3kW e pelos elevados preços dos recursos energéticos (eletricidade). De forma a dar uma alternativa sustentável, a Smeg desenvolveu uma gama de placas que limitam eletronicamente a potência. A função ECO-logic das placas de indução determina que a sua placa não consuma além de 2.8kW, permitindo economizar na sua fatura da eletricidade.

As placas de indução por norma consomem mais do que 3kW. Contudo este problema é ultrapassado com a função ECO-logic que controla o consumo máximo da placa, matendo-o dentro de um limite máximo de 2.8kW. Isto significa obviamente que irá aumentar os tempos de cozedura, no entanto, a placa funcionará tão bem como se estivesse na potência máxima.

As zonas na placa de indução não se ligam como acontece nas placas de gás. As zonas ligam-se, quando há contacto direto entre a zona da placa e um recipiente ou tacho. Desta forma, o campo magnético transmite calor direto no recipiente, mantendo a placa fria.

Todas as placas de indução Smeg apresentam um sistema de segurança que as impede de sobreaquecer. As placas dispõem ainda de um mecanismo de bloqueio, ideal para quando têm crianças ou animais de estimação por perto.

As placas de indução requerem recipientes, fervedores ou tachos com um diâmetro mínimo de 10cm para que sejam acionadas as zonas da placa. Como a maioria das cafeteiras têm um diâmetro reduzido, não irá funcionar a menos que coloque uma base de fundo ferroso, ou base magnética.

Todas as Placas Smeg a gás vêm preparadas de origem para gás natural. É necessário alterar os injetores da sua placa para uns adequados a outro tipo de gás (vêm numa bolsa plástica junto ao manual de instruções).

Os queimadores Optimum são mais rápidos que os queimadores tradicionais, poupando tempo, gás e permintindo-lhe experimentar novas receitas e novos métodos para confecionar alimentos: fritar, grelhar e cozer.

A vantagem deste tipo de queimadores é que permitem 3 opções de utilização diferentes. Um queimador auxiliar de pequena dimensão, perfeito para cozinhar lentamente ou para pequenos recipientes; um queimador rápido de maior dimensão ideal para o dia a dia; e a conjugação dos dois queimadores, rápido e auxiliar para uma confeção mais rápida e intensa (chapa grill, frituras, etc...) ou para utilização de recipientes de maior dimensão.

As grelhas em ferro fundido devem sempre ser lavadas à mão utilizando um detergente neutro (detergente para a louça líquido). Não deverá nunca utilizar sumo de limão, cloro ou lixívia para limpar as grelhas.  Evite lavar as grelhas na máquina de lavar a louça, já que consequentemente ficarão baças e manchadas. Para eliminar os resíduos secos e/ou agarrados, use uma escova de cerdas em latão e enxague com água.

Depende do tipo de aço inox. De qualquer forma recomendamos-lhe a utilização de produtos específicos para limpeza tais como um spray de limpeza para placas com aço inox polido e um creme de limpeza para placas de aço inox escovado. Deverá utilizar um pano em microfibras nos 2 tipos de aço inox. Para evitar arranhões ou marcas permanentes no aço inox, deverá sempre limpar no sentido dos veios e nunca no sentido contrário a estes.

O diâmetro máximo recomendado para recipientes ou tachos a utilizar sobre o queimador ultra-rápido não deve exceder os 26 cm. Utensílios de maior dimensão tais como frigideiras ou chapas quentes podem danificar a superfície da placa (manchas negras ou azuladas se a placa for de aço inox, ou quebra do vidro por choque termico se a placa for com base em vidro temperado) e em torno, da bancada (sobreaquecimento). Por favor consulte o manual de instruções para mais informações.

As grelhas singulares em forma de cruz são muito estáveis graças ao encaixe em pins fixos na placa que impedem que a grelha se mexa. Sempre que as remover para limpeza, deverá certificar se fixou as grelhas corretamente na placa.

As placas de vidro da Smeg têm o vidro temperado de elevada espessura aplicado sobre uma superfície em aço inox, conferindo maior resistência e segurança. No caso de quebra acidental do vidro, uma pasta adesiva forte que se encontra entre o vidro e a superfície de inox sustém o vidro na superfície de inox impedindo que estilhace e que se espalhe. Este sistema permite que continue a utilizar a sua placa de forma segura até que se substitua o vidro.

As placas de vidro temperado da Smeg utilizam vidro temperado de elevada espessura. Contudo, como todos os tipos de vidros, pode partir-se se sujeito a golpes com materiais pesados ou a temperaturas muito elevadas (acima das produzidas na utilização convencional da placa para cozinhar) .

A Smeg desenvolveu uma série de inovações nos seus queimadores, nomeadamente queimadores ultra-rápidos com coroa dupla, que resulta na conjugação de um queimador rápido com outro auxiliar, que podem funcionar conjuntamente (para cozinhados que requerem elevada rapidez e intensidade) ou em separado (para cozinhar lentamente utilizar o anel interior da coroa, para cozinhar rapidamente utilizar a coroa exterior). As placas Smeg equipadas com queimadores Optimum, possuem uma tecnologia que liberta uma chama com maior verticalidade para melhor aproveitamento do calor, o que reduz o consumo de energia em 11%. Estas placas são projetadas e produzidas exclusivamente pela Smeg.

Todas as placas de indução Smeg apresentam um sistema de segurança que deteta a presença de recipientes ou tachos em cada uma das zonas. A placa desliga-se automaticamente se ao fim de 1 minuto não colocar sobre uma das zonas um recipiente. A placa desligar-se-á automaticamente também no caso de deixar durante um período muito prolongado de tempo um recipiente sobre uma das zonas, prevenindo desta forma o seu sobreaquecimento.