Fornos

Alguns fornos Smeg possuem a função de limpeza Pirolítica, que reside num processo de limpeza automática em que o forno aquece o interior a uma temperatura de 500ºC. A esta temperatura qualquer resíduo que esteja acumulado nas paredes do forno fica automaticamente carbonizado. Todos os fornos pirolíticos utilizam tecnologia Cool Door (Porta fria) que garante que o vidro exterior da porta do forno não ultrapasse a temperatura de 55ºC, e vêm ainda equipados com um mecanismo de segurança que tranca a porta do forno durante o ciclo de Pirólise. Quando o programa tiver terminado e o forno tiver arrefecido, limpe os resíduos carbonizados com uma esponja húmida e seque-o com um pano seco de microfibras.

Os fumos resultantes da desintegração de gorduras e resíduos que ocorre no ciclo de pirólise são filtrados por um catalisador cerâmico que se encontra no topo do forno. Os fumos são misturados com o movimento do ar gerado pela ventilação forçada para arrefecimento, e depois são expelidos sob forma de vapor de água pelo painel frontal do forno (por baixo do painel de comandos).

Não. A porta fica automaticamente trancada durante o processo de Pirólise. Voltará a conseguir abrir a porta do forno no final do ciclo de limpeza, quando a temperatura atingir um nível seguro.

Uma vez por mês deverá ser o suficiente se der ao seu forno uma utilização considerada normal para uso exclusivo doméstico. De qualquer forma, se utilizar o forno com muita frequência ou se, cozinhar grandes quantidades de alimentos, poderá aumentar o número de Pirólises (ajuste às suas necessidades).

Antes de iniciar o ciclo de Limpeza por Pirólise no seu forno de encastre, deve remover todos os acessórios do interior do forno (grelhas, tachos, guias telescópicas, pedra especial para pizza, tabuleiros, etc.) nomeadamente o teto amovível. Para mais detalhes consulte o manual de instruções do seu equipamento. 

O ciclo de limpeza por Pirólise pode ser programada em função do nível de sujidade do seu forno. Se o forno estiver ligeiramente sujo poderá selecionar a função ECO Pirólise que dura 1hora e 30 minutos. Contudo, se a cavidade do seu forno estiver muito suja recomendamos que utilize a função Pirólise que dura 3 horas.

A temperatura do vidro exterior da porta do forno Smeg durante a Pirólise não excede os 55ºC. Isto deve-se ao isolamento duplo da cavidade do forno, ao sistema de arrefecimento tangencial, ao termóstato de segurança e à porta constituída por 4 vidros.

O teto amovível acumula a sujidade e gordura resultantes da utilização do seu forno. Assim que o forno estiver frio, pode remover com facilidade o teto amovível e limpá-lo com um detergente específico para fornos Smeg (puliforno), e com uma esponja não abrasiva. Para finalizar enxague com um pano húmido de microfibras, pode também ser lavado na máquina de lavar louça. O teto amovível também tem função de segurança porque impede que a mão entre em contacto com a resistência superior.

Quando se cozinham alimentos muito ricos em água, forma-se condensação entre os vidros da porta do forno. Os fornos Smeg mais recentes têm um sistema para reduzir este fenómeno: uma resistência aquece o ar para que este fique mais leve. O sistema de arrefecimento tangencial força a circulação do ar. Este ar quente, leve e rico em humidade, sai pela chaminé existente no topo da cavidade.Para além disso, o vidro interior da porta é facilmente removido para uma limpeza perfeita. Para mais informações consulte o manual de instruções.

Os fornos de encastre Smeg podem ser instalados numa cavidade por baixo da sua placa, uma vez que a maioria dos modelos têm um sistema de arrefecimento com ventilação forçada. Isto significa que não há risco para a sua placa. Deve sempre consultar o manual de instruções do equipamento Smeg para aceder aos detalhes de instalação. 

A ventoinha do forno continua a funcionar cerca de 20 minutos após ter desligado o forno, permitindo que este arrefeça mais rapidamente.

Apenas alguns fornos Smeg são equipados com espeto rotativo. Normalmente coincidem com os modelos de 60cm que têm função pirolítica e com modelos de 70 e 90 cm de largura. No entanto, aconselhamos que consulte a ficha informativa do forno.

A Smeg só especifíca a capacidade líquida dos seus fornos de acordo com os regulamentos atuais.No entanto, outras marcas poderão dar enfâse à capacidade bruta dos seus fornos. Os fornos Maxi da Smeg têm uma capacidade liquída de 68 litros, o que equivale a uma capacidade bruta de 79 litros.

As guias telescópicas facilitam a colocação e remoção de tabuleiros e recipientes no interior do seu forno. As guias conferem estabilidade e segurança porque não precisamos de agarrar e equilibrar os recipientes, grelhas e tabuleiros com as mãos.

As guias telescópicas em aço inox devem ser removidas juntamente com as calhas laterais também em aço inox, os acessórios, os recipientes e o teto amovível antes de iniciar o ciclo Pirolítico.

A pedra especial para pizza dos fornos Smeg pode ser facilmente limpa utilizando vinagre e uma esponja não abrasiva devendo ser enxaguada com água. Um truque para manter a pedra do seu forno Smeg o mais limpa possível é utilizar uma folha de papel vegetal entre a pedra e a massa de pizza ou alimento que vá cozinhar.

A Smeg recomenda a utilização da espátula para pizza que permite introduzir ou extrair a pizza do forno com toda a comodidade.

Os fornos eletrónicos com controlo digital oferecem uma série de benefícios: tempos de pré-aquecimento e cozedura mais curtos, maior precisão na temperatura selecionada (2-3º C de variação máxima), cavidade mais rica em isolamento, portas com três ou quatro vidros (dependendo do modelo) e classe energética A-20% ou A-10% para garantir baixos consumos e maior economia da energia.

Sim, os fornos eletrónicos Smeg são de fácil utilização. O programador e display eletrónicos (característica de vários modelos) são de fácil entendimento e programação. Para mais informações consulte por favor o manual de instruções.

Quando seleciona uma função, o forno Smeg inicia automaticamente um pré-aquecimento. O forno emitirá um sinal sonoro e/ou um sinal luminoso para indicar que já deve introduzir os alimentos no forno. Fazer o pré-aquecimento com o forno vazio acelera o processo, reduz o consumo de energia e confeciona melhor os alimentos.

Sim. Os fornos libertam um forte "odor a novo" na primeira utilização. Assim sendo, quando tiver o seu forno Smeg instalado recomendamos-lhe que o ligue na temperatura máxima durante 1 hora (com a janela da cozinha aberta para permitir a renovação de ar).

O sistema da Smeg "Smart Cooking" é um programa que contém algumas receitas pré-definidas e permite-lhe programar outras, tornando ainda mais simples e fácil cozinhar os seus pratos favoritos. As receitas definidas no forno, que vêm descriminadas no manual de instruções, trazem já programado a precisão da temperatura, o tempo de cozedura, etc. Se pretender alterar algum parâmetro nalguma receita em particular, como a temperatura, o tempo ou o nível do tabuleiro, pode fazê-lo. Pode ainda criar receitas personalizadas que ficam memorizadas para utilizar mais tarde.

A função Eco presente em vários modelos Smeg, é muito útil sobretudo quando pretende cozinhar uma pequena porção de comida disposta num único tabuleiro. Utiliza uma pequena quantidade de energia graças à combinação da função grill, resistência inferior e ventilação (em modelos com ventilação).

Os fornos de ventilação assistida possuem uma resistência circular à volta da ventoinha situada no fundo da cavidade. A resistência aquece o ar que circula pela ventoinha e é distribuído uniformemente pelo interior do forno. Os fornos com ventilação possuem 2 resistências, uma na base e outra no teto da cavidade e a ventoinha no fundo da cavidade.  A ventilação permite cozinhar alimentos em diferentes níveis (tabuleiros) sem que haja mistura de cheiros ou sabores. Irá ainda economizar tempo, energia e dinheiro.

Se tem dúvidas acerca das funções que deve selecionar para algum cozinhado ou receita em particular, deverá consultar o manual de instruções. Todas as funções presentes no seu forno estão explicadas e relacionadas com o tipo de alimentos e cozinhados a que se adequam, indicando tempos de cozedura, temperaturas e nível/posição onde deve colocar o tabuleiro.

A função descongelação utiliza a circulação de ar à temperatura ambiente permitindo assim, descongelar os alimentos mais rapidamente.

A Smeg recomenda que utilize regularmente um produto específico para limpeza, deverá aplicá-lo e limpar com papel de cozinha. Para que o aço inox se mantenha brilhante, utilize um spray de limpeza um pano de microfibras para inox. Sugerimos ainda, que ligue o forno (sem alimentos no interior) e regule para funcionar durante 1 hora nos 220º C, desta forma irá concluir o processo de limpeza, eliminando bactérias.

Se o seu forno Smeg não possuir revestimento em esmalte EVER CLEAN ou funções específicas de limpeza Pirolítica ou Vapor Clean, então deverá limpar recorrendo à utilização de produtos Smeg específicos para limpeza de fornos (utilizar uma esponja) e um pano de microfibras para secar e deixar a superfície brilhante.

Os fornos Smeg vêm equipados com dispositivos de segurança que mantêm a porta do forno a uma baixa temperatura mesmo quando o forno está ligado e em funcionamento. Um excelente isolamento da cavidade do forno, ventilação forçada através de sistema de arrefecimento tangencial e vidro refletor de calor garantem que a superfície exterior da porta do forno se mantém a uma baixa temperatura. A Smeg chama a esta tecnologia de COOL DOOR.

Alguns modelos de fornos Smeg vêm equipados com a função Vapor Clean, que simplifica a limpeza do seu forno Smeg. Esta função utiliza o vapor de água. Para tal, terá de colocar 40cl nas ranhuras existentes no fundo da cavidade do forno, vaporize as paredes do forno com detergente neutro diluído em água (1 porção de detergente para 9 porções de água), feche o forno e selecione a função Vapor Clean. O forno permanecerá cerca de 18 minutos a 60ºC e, o vapor que se forma dissolve os resíduos e gorduras. Assim que o programa tiver terminado e o forno tiver arrefecido, enxague com uma esponja húmida e seque-o com um pano seco de microfibras.