Fogões

Sim, o fogão Smeg deverá ser instalado de acordo com as indicações presentes no manual de instruções. O fogão deve estar sempre nivelado na horizontal (utilize um nível de bolha para ajustar os pés), deverá deixar sempre uma distância de 65 cm entre a placa do fogão e a unidade de extração (exaustor ou chaminé), a fim de garantir a sua segurança no decorrer da utilização.

Os fornos Smeg vêm equipados com dispositivos de segurança que mantêm a porta do forno fria mesmo quando o forno está ligado e em funcionamento. Um excelente isolamento da cavidade do forno, ventilação forçada através de um sistema de arrefecimento tangencial e um vidro refletor de calor garantem que a superfície exterior da porta do forno se mantém fria (conhecida por tecnologia COOL DOOR).

A ventoinha do forno continua a funcionar cerca de 20 minutos após ter desligado o forno, permitindo que este arrefeça mais rapidamente.

Apenas alguns modelos selecionados de fogões incluem um espeto rotativo.

A pedra especial para pizza dos fogões e fornos Smeg pode ser facilmente limpa utilizando vinagre e uma esponja não abrasiva devendo ser enxaguada com água. Um truque para manter a pedra do seu forno Smeg o mais limpa possível é utilizar uma folha de papel vegetal entre a pedra e a massa de pizza ou alimento que vá cozinhar.

 

A superfície do topo do fogão deve estar à mesma altura que os tampos dos móveis adjacentes.

Recomendamos-lhe a aplicação do produto Smeg específico para limpeza de placas, grelhas e queimadores de aço inox. O aço inox fica escuro e descolorado, resultado da oxidação ou da utilização de peças em ferro fundido, tachos ou utensílios excessivamente grandes (diâmetro acima de 26 cm). Quanto mais polir aquelas peças em aço inox com o produto Smeg específico para limpeza de placas, grelhas e queimadores de aço inox e pano microfibras, mais brilhantes ficarão.

As grelhas em ferro fundido devem sempre ser lavadas à mão utilizando um detergente neutro (detergente para a louça líquido). Não deverá nunca utilizar sumo de limão, cloro ou lixívia para limpar as grelhas. Evite lavar as grelhas na máquina de lavar a louça, já que consequentemente ficarão baças e manchadas. Para eliminar os resíduos secos e/ou agarrados, use uma escova de cerdas em latão e enxague com água.

Para se ver livre de marcas e dedadas provocadas pela utilização diária do seu fogão Smeg, recomendamos-lhe a utilização de produtos específicos para limpeza da Smeg tais como, um spray de limpeza e um pano microfibras para inox.

A grande vantagem das placas de indução reside nos tempos de cozedura. Mais rápidas que as tradicionais placas a gás, a tecnologia das placas de indução é extremamente eficiente, por exemplo para ferver água ou aquecer óleo para frituras. Outros benefícios da indução: facilidade de limpeza da superfície em vidro; comandos digitais Touch Control para maior segurança e várias opções de personalização das zonas de cozedura; opção Eco-logic que limita a potência máxima da placa a 2.8 kW o que permite a utilização simultânea de vários eletrodomésticos e que consiga poupar.

As placas vitrogás da Smeg são caracterizadas pela utilização de vidro temperado. Contudo, como todos os tipos de vidros, pode partir-se se sujeito a golpes com materiais pesados ou a temperaturas muito elevadas (acima das produzidas pela utilização convencional da placa para cozinhar) .

Se o seu forno Smeg não possuir revestimento em esmalte EVER CLEAN ou funções específicas de limpeza Pirolítica ou Vapor Clean, então deverá limpar recorrendo à utilização de produtos Smeg específicos para limpeza de fornos (utilizar uma esponja) e um pano Ultra microfibras para secar e deixar a superfície brilhante.

A Smeg desenvolveu uma gama de produtos de limpeza específicos para fornos e placas para remoção de resíduos de gordura na cavidade do forno, spray para limpeza de superfícies exteriores em inox, para limpeza de vidro e um pano microfibras. 

Os fogões Smeg dispõem de um sistema de refrigeração especial para arrefecer a frente e as laterais dos fogões, ou seja, poderá instalar com segurança entre móveis de cozinha.

Como todos os dispositivos conectados, o seu eletrodoméstico SmegConnect tem um número exclusivo chamado endereço MAC (Media Access Control), que identifica exclusivamente o dispositivo. Este endereço é permanente e é atribuído quando o dispositivo é produzido. O endereço de IP também identifica exclusivamente um dispositivo numa determinada rede, mas é atribuído pelo router do Wi-Fi, e pode alterar ao longo do tempo. A filtragem de endereços MAC normalmente é desativada nas configurações padrão do router, mas pode ser ativada para restringir o acesso ao Wi-Fi apenas a uma lista de endereços MAC pré definida, correspondendo às dos seus dispositivos de confiança. Deve se ter em atenção que a filtragem dos endereços MAC não é um método de segurança abrangente, pois os endereços MAC nos seus dispositivos podem ser copiados e representados por um dispositivo não autorizado. Para ativar ou desativar um endereço MAC, ou para adicionar um dispositivo à lista de filtros, aceda às configurações do router do Wi-Fi. Para instruções sobre como aceder às configurações do router, consulte a documentação do router ou do seu provedor de serviços de internet.

Os queimadores da sua placa podem não fazer a ignição automática caso os espalhadores (orifícios por onde sai o gás) estejam obstruídos com gordura ou outro resíduo e, caso as tampas dos queimadores se encontrem sujas.Sendo este o caso, deverá remover os queimadores e as tampas e lavá-los deixando-os secar bem antes de voltar a colocar na placa.