Políticas verdes

Políticas verdes

Desde há alguns anos que a Smeg tem vindo a adotar políticas que visam a melhoria contínua dos valores da empresa em termos de sustentabilidade ambiental.

SEDE VERDE

A sede da Smeg encontra-se num parque natural repleto de plantas nativas com fragrâncias únicas, em que os edifícios apenas ocupam 30% do espaço.

Em 2007, o edifício recebeu o prémio Domotics Award, sendo um exemplo de um dos projetos mais inovadores em Itália e um exemplo de desenvolvimento sustentável (devido à sua gestão eficiente no consumo de energia).

O projeto também foi apresentado no pavilhão italiano do 13º Venice Biennale of Architecture, em 2012, como exemplo de um projeto arquitetónico de excelência Made in Italy cuja estrutura reflete toda a atenção dedicada à vida das pessoas, ao ambiente e à sustentabilidade.

DESIGN RESPONSÁVEL

Tanto os grandes eletrodomésticos - fornos, placas, máquinas de café, fogões, exaustores, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e/ou secar roupa, frigoríficos, garrafeiras, bem como os lava-louças da Smeg são todos desenvolvidos com as preocupações ambientais em mente. A maior ênfase é dada na escolha de materiais, tais como aço, vidro, alumínio e latão, que podem ser facilmente reciclados utilizando plataformas de separação e recolha de resíduos.

Além disso, Smeg cumpre com as diretivas da UE RoHS (Restriction of Hazardous Substances) e do REACH (Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemical Substances), indo mais longe do que apenas os requisitos mínimos. As diretivas da RoHS colocam severas restrições sobre o uso de materiais perigosos e de substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente como cádmio, mercúrio, crómio VI, bifenilos polibromados (PBBs) e éteres bifenílicos polibromados (PBDEs).

REACH O regulamento REACH diz respeito à utilização de substâncias químicas e visa garantir que a saúde e o ambiente sejam protegidos em toda a extensão.

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

O apoio da Smeg à sustentabilidade ambiental e responsabilidade social pode ser vista na sua Quality, Health, Safety & Environment (QHSE) policy, que cumpre plenamente com os padrões UNI EN ISO 9001, UNI EN ISO 14001 e OHSAS 18001. Estes padrões são todos compatíveis uns com os outros, permitindo a sua fácil integração em três sistemas de gestão.

UNI EN ISO 9001 Esta é a norma que descreve os requisitos para a adoção de um sistema de gestão de qualidade, a fim de ajudar as empresas a melhorar a sua produção e processos de gestão, garantindo a qualidade do produto e a satisfação do cliente.

UNI EN ISO 14001 Esta é a norma que descreve os requisitos para a adoção de um sistema de gestão ambiental e que fornece diretrizes que as empresas podem seguir para elaboração de políticas corporativas em ecossustentabilidade e combate à poluição. A certificação destaca a otimização do uso da energia e dos recursos naturais e sistemas de qualidade para eliminação de resíduos.

OHSAS 18001 mostra que a Smeg tem implementado voluntariamente um sistema de gestão saúde e segurança ocupacional.

PRODUTOS VERDES

Alto desempenho e baixo consumo são características comuns a todos os eletrodomésticos produzidos pela Smeg - fornos, placas, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e de secar roupa, exaustores, frigoríficos e máquinas de café. É dado um enfoque especial à obtenção da maior eficiência energética, a fim de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.