A SMEG

A SMEG

A Smeg é um fabricante italiano de eletrodomésticos de design com sede em Guastalla, perto de Reggio Emilia, no norte do país.  A Smeg tem subsidiárias pelo mundo e uma extensa rede de distribuidores.

Um marca global

Desde 1948, ano da sua fundação, que os eletrodomésticos Smeg são encarados como soluções elegantes e de bom gosto para as exigências da vida contemporânea, resultado das parcerias da marca com arquitetos famosos a nível mundial. 

Para além dos eletrodomésticos para a cozinha doméstica, a Smeg é também uma referência no setor profissional da restauração com os seus eletrodomésticos para equipar restaurantes, cozinhas de hotel, pastelarias, padarias e empresas de catering (Smeg Food Service), e no setor laboratorial com o fabrico de instrumentos elétricos para a medicina.

TECHNOLOGY CHE ARREDA

Os laboratórios certificados da Smeg trabalham arduamente para desenvolver soluções que respondam às exigências da vida contemporânea, com base em toda a experiência da marca e na tecnologia mais avançada. Qualidades essenciais tais como durabilidade, segurança, flexibilidade e design estão patentes em todos os produtos Smeg.

Os rigorosos testes realizados repetidamente durante o processo de produção são a prova de que a Smeg está empenhada em garantir 100% de fiabilidade. Além disso, a Smeg está totalmente em sintonia com as necessidades dos utilizadores: todos os seus eletrodomésticos são fáceis de usar e fazem uma gestão muito inteligente dos recursos energéticos, graças ao desenvolvimento de tecnologias da última geração e soluções de programação diferentes e inovadoras.

Smeg Dolce Stil Novo Hob with artistic grids

DESIGN

Para a Smeg, o design é um conceito distinto - é a forma como um produto comunica com o seu meio envolvente e permite aos utilizadores interagirem com ele.

A atenção ao detalhe e as soluções de design usadas na concepção de uma casa refletem a atitude dos seus ocupantes perante a vida. Com a Smeg, os eletrodomésticos ocupam o lugar principal no coração da sua casa, um lugar onde as pessoas se podem reunir e criar memórias. A cozinha integra todas as suas funções e torna-se o cenário perfeito para aqueles momentos preciosos e agradáveis.

Scroll

O estúdio de design interno da Smeg, que realiza uma pesquisa assídua em estética e design, tem o apoio de arquitetos e designers de renome internacional, tais como Guido Canali (ver entrevista completa aqui), Mario BelliniPiano Design Studio, Marc Newson e Giancarlo Candeago.

Saber combinar tecnologia com design é a chave da Smeg para a criação de produtos que se tornam verdadeiros ícones.

DESIGN ITALIANO

Know-how, criatividade e design: estas são as qualidades que brotam da identidade italiana da Smeg e que caracterizam o empenho da empresa em dar vida aos objectos do quotidiano.

É claro que, razões estéticas à parte, a identidade da Smeg é uma expressão das suas reais origens italianas e do fato da empresa ser apaixonada pelo que faz. A Smeg tem como objetivo identificar e refletir as características que definem o design italiano, como elegância, originalidade e qualidade do produto. 

Sede

A sede da Smeg é uma reinterpretação contemporânea dos antigos pátios rurais do vale do rio Po, em harmonia com o ambiente que os rodeava.

Situa-se num parque natural repleto de plantas nativas com fragrâncias únicas, em que os edifícios apenas ocupam 30% do espaço.

Projetado em 2006 pelo arquiteto Guido Canali, recebeu como menção honrosa o prémio "Gold Medal For Italian Architecture", na Triennale de Milano.

Em 2007, o edifício recebeu o prémio Domotics Award, sendo um exemplo de um dos projetos mais inovadores em Itália e um exemplo de desenvolvimento sustentável (devido à sua gestão eficiente no consumo de energia).

Em 2008, recebeu o prémio Dedalo Minosse, competição organizada por uma associação italiana de arquitetos profissionais, ALA – Assoarchitetti.

O projeto também foi apresentado no pavilhão italiano do 13º Venice Biennale of Architecture, em 2012, como exemplo de um projeto arquitetónico de excelência Made in Italy cuja estrutura reflete toda a atenção dedicada à vida das pessoas, ao ambiente e à sustentabilidade.