Logo Smeg

Políticas verdes

Please only use this tool to share the page you are interested in. To ask a question or request information please use the relevant form on the contacts page.

Sustentabilidade ambiental: uma prioridade

Desde há alguns anos que a Smeg tem vindo a adotar políticas que visam a melhoria contínua dos valores da empresa em termos de sustentabilidade ambiental. Na verdade, o edifício principal da Smeg tornou-se símbolo dessa abordagem verde. O compromisso da marca com o meio ambiente consiste num enfoque especial nos aspetos ecológicos da conceção e fabricação de equipamentos domésticos. A ideia é assegurar um desempenho máximo mantendo o consumo de energia no mínimo.

EDIFÍCIO VERDE

O edifício principal Smeg foi nomeado um dos locais mais inovadores de Itália graças à sua gestão de consumo inteligente e às políticas de desenvolvimento sustentável. Em 2007, ganhou a Competição Domótica de Modena, parte da "Bio-architecture Week" realizada na cidade.

Projetado de acordo com um sistema integrado que produz a maioria dos recursos disponíveis, os escritórios e as fábricas da Smeg estão equipados com algumas das tecnologias de automatização mais modernas do mercado. Os sistemas de distribuição, segurança e transporte são extremamente eficientes. Finalmente, a eletricidade e a climatização são otimizadas para ajudar a proteger o meio ambiente. Se mais alguma prova fosse necessária, a decisão consciente de não construir em mais de 30-33% da propriedade, conservando assim o habitat envolvente (ou ainda melhorando-o, pois foram plantadas 4000 plantas), mostra o cuidado e a preocupação da Smeg para com o ambiente e as pessoas que vivem perto do local.


DESIGN RESPONSÁVEL

Os fornos, placas, máquinas de café, fogões, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar e secar roupa, chaminés, lava-louças, frigoríficos e congeladores da Smeg são todos desenvolvidos com as preocupações ambientais em mente. A maior ênfase é dada na escolha de materiais, tais como aço, vidro, alumínio e latão, que podem ser facilmente reciclados utilizando plataformas de separação e recolha de resíduos.

Além disso, Smeg cumpre com as diretivas da UE RoHS (Restriction of Hazardous Substances) e do REACH (Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemical Substances), indo mais longe do que apenas os requisitos mínimos. As diretivas da RoHS colocam severas restrições sobre o uso de materiais perigosos e de substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente como cádmio, mercúrio, crómio VI, bifenilos polibromados (PBBs) e éteres bifenílicos polibromados (PBDEs).

REACH O regulamento REACH diz respeito à utilização de substâncias químicas e visa garantir que a saúde e o ambiente sejam protegidos em toda a extensão.


PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

O Grupo Smeg opera em conformidade com critérios de sustentabilidade através da seleção de fornecedores ecocompatíveis, uso de embalagens recicláveis e de meios de transporte e reboque energeticamente alternativos.

A Smeg sempre se preocupou com as questões ecológicas e ao longo dos últimos anos: reduziu significativamente as emissões poluentes e o consumo de recursos como a eletricidade, a água e os materiais das embalagens em relação à produção.

A marca também implementou um inovador sistema de gestão de resíduos: a quantidade de lixo produzido e o seu nível de risco foi reduzido, e a recolha seletiva dos restantes materiais destinados à reciclagem ou reutilização tem sido intensificada.

Para a Smeg, ecologia não significa apenas produzir equipamentos com um impacto insignificante sobre o meio ambiente, mas também dar sequência a um processo de produção que reflete, e até melhora, os atuais padrões de conservação ambiental. Este é sem dúvida mais um desafio, mas a Smeg encara-o como uma prioridade.

PRODUTOS VERDES

Alto desempenho e baixo consumo são características comuns a todos os eletrodomésticos produzidos pela Smeg - fornos, placas, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e de secar roupa, exaustores, frigoríficos e máquinas de café. É dado um enfoque especial à obtenção da maior eficiência energética, a fim de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.

... os must-have da nossa gama de produtos



POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

A entrega da Smeg nos seus projetos de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social pode ser vista na sua Quality, Health, Safety & Environment (QHSE) policy, que cumpre plenamente com os padrões UNI EN ISO 9001, UNI EN ISO 14001 e OHSAS 18001. Estes padrões são todos compatíveis uns com os outros, permitindo a sua fácil integração em três sistemas de gestão.

POLÍTICA SMEG

UNI EN ISO 9001
Esta é a norma que descreve os requisitos para a adoção de um sistema de gestão de qualidade, a fim de ajudar as empresas a melhorar a sua produção e processos de gestão, garantindo a qualidade do produto e a satisfação do cliente.

UNI EN ISO 14001 Esta é a norma que descreve os requisitos para a adoção de um sistema de gestão ambiental e que fornece diretrizes que as empresas podem seguir para elaboração de políticas corporativas em ecossustentabilidade e combate à poluição. A certificação destaca a otimização do uso da energia e dos recursos naturais e sistemas de qualidade para eliminação de resíduos.

OHSAS 18001 mostra que a Smeg tem implementado voluntariamente um sistema de gestão saúde e segurança ocupacional.